A HORA DO PARA CASA É UM PESADELO?

A HORA DO PARA CASA É UM PESADELO?

VEJA DICAS DE COMO TORNÁ-LA MENOS AMEDRONTADORA

                                                                                                            Por Larissa Coelho

 

TODOS OS PAIS sabem que a rotina de estudos não termina com o sinal de saída da Escola. Muitos gostariam que fosse assim, é verdade.  Mas inevitavelmente chega a hora do para casa, quase sempre um teste de paciência- e não apenas para as crianças. Cansaço, desânimo e falta de concentração podem tornar essa tarefa um pesadelo. É o que acontece com a estudante de direito Natália Rocha, de 28 anos. Responsável por ensinar o dever ao filho, Marcus Vinícius Fernandes, de 4 anos, aluno do 1° Período, ela se queixa que o menino é muito disperso. “Ficamos em um embate para ele terminar. Mas tento deixar as coisas no tempo dele, para não tornar a tarefa uma tortura.”

Pedagoga com pós-graduação em Educação Infantil e alfabetização, Lilian Barbosa diz que o principal problema do para casa é, como em outros aspectos da criação dos filhos, a falta de tempo dos pais para acompanhá-los nesse momento.

“Essa interação é essencial não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas para o fortalecimento de uma relação saudável entre pais e filhos”, afirma. Já Maria da Conceição César, psicóloga com especialização em família e vinte anos de experiência em clínica, diz que o para casa é essencial para os pais perceberem as dificuldades dos filhos como alunos e quais matérias são mais complicadas de serem absorvidas.

“Todos estivemos na mesma situação um dia”, lembra. “O mais importante é fazer o dever com o filho e não por ele, motivando-o e apoiando-o.”

 Confira no quadro abaixo algumas regras para tornar a hora do para casa mais produtiva.

  - Crie uma rotina fixa para que o dever de casa se torne um hábito e a criança saiba os seus horários e responsabilidades.

  - Escolha um ambiente adequado. É impossível não se dispersar com televisão ligada, animais brincando e pessoas conversando.

  - Aprenda a ouvir o seu filho. Ele, muitas vezes, já aprendeu mais do que você imagina e não precisa que você faça as coisas por ele.

 - Incentive a Leitura. O para casa ficará muito mais fácil se o seu filho souber interpretar os enunciados.

 - Mostre as incorreções, mas não apague para a criança. O erro faz parte do processo de aprendizagem. Ensine a importância da persistência em apagar e refazer até acertar.

 -Use a tecnologia como aliada. Faça pesquisas e mostre à criança o conhecimento que computadores e tablets pode nos trazer.

                    FONTE: REVISTA CANGURU / NOVEMBRO DE 2015

MATRÍCULAS ABERTAS

• BERÇÁRIO
• EDUCAÇÃO INFANTL

SOBRE O CEIR

 

Opte por um Berçário e uma Escola infantil Humanista, que ensina Ética, Moral e Valores, no dia a dia, para a vida e para o mundo...

INFORMAÇÕES

Telefones:
(31) 3441-5142 | (31) 3494-3646

e-mail:
contato@ceir.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 7h às 18h

Endereço:
Rua Sebastião Nepomuceno, 17, Bairro Itapoã, Belo Horizonte - MG

INSCREVA-SE

COMO CHEGAR

COPYRIGHT © 2019. CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.