Diga adeus às fraldas!

A retirada das “fraldinhas” é um momento importante para a criança, que ganha mais uma “responsabilidade”, e para a mãe, que rompe, talvez, o último laço com o filho-bebê. Veja aqui como enfrentar essa fase de mais independência com tranquilidade.

Antes de eliminar os pacotes de fraldas de sua lista de compras, é fundamental ficar por dentro de tudo o que envolve esse processo. Para a criança, abandonar a fralda significa deixar de ser um bebê. Para você, é um sinal de que, dali para frente, seu(a) filho(a) está se tornando uma criança mais independente, uma “pessoinha”. O sucesso dessa mudança depende do quanto seu(a) filho(a) está preparado do ponto de vista funcional e emocional.

Em relação à anatomia, considera-se que a criança tem capacidade para controlar o xixi e o cocô a partir de 1 ano e 6 meses. É nesse período que adquire o equilíbrio neurológico, ou seja, o controle dos músculos e nervos localizados no ânus e uretra, que possibilitam o controle da vontade de fazer xixi e o cocô. Também é nessa época que a sustentação do seu corpo entra no eixo e, assim, ela ganha equilíbrio para sentar e fazer força. Resultado: na teoria, a partir dessa idade, a mãe pode começar a tirar a fralda da criança.

Explique tudo em detalhe à criança.

Não basta o corpo estar pronto para simplesmente aposentar as fraldas. É necessário que, acima de tudo, a cabecinha da criança entenda o espírito da coisa. Por isso, perto de 1 ano e meio de idade, você deve começar a prepará-la. O ponto de partida é mostrar à ela que existe xixi e cocô e que eles são diferentes. Por questões óbvias, o cocô é mais fácil de se perceber. Xixi é invisível. Então mostre-o quando você estiver fazendo ou, mesmo, coloque a mãozinha dela na fralda molhada, ensinando que ali tem xixi. Por repetição, a criança aprende a distingui-los. Só então é que se começa a retirada propriamente dita.

Qual a época mais indicada para iniciar a “Operação”? Nos dias quentes. A criança consegue visualizar melhor o “estrago” se estiver apenas com uma calcinha ou cuequinha. Nos dias mais frios, além de correr risco de molhar mais roupinhas, ainda há um agravante: todo mundo faz mais xixi, já que se elimina menos água pela transpiração.

A fralda diurna é a primeira a ser abolida da vida dos pequenos. Com a criança acordada, evidentemente, fica bem mais fácil para ela e para a mãe controlarem as visitas ao banheiro. Já a retirada da fralda da noite é feita só depois que o pequeno tem total intimidade com o vaso sanitário. Para assegurar um colchão sequinho a noite inteira, o ideal é diminuir a ingestão de líquido duas horas antes dele se deitar. Aquela mamadeira de antes de dormir... é melhor riscar do cardápio. Além de lotar a bexiga do pimpolho, é sinal de incoerência. Afinal, se ele não é mais nenê para usar fralda, também não precisa mais tomar leitinho antes de “nanar”.

 

Crie uma rotina noturna.

Imediatamente antes de colocá-lo na cama, passe pelo banheiro e faça o mesmo esquema de marcar horas para levá-lo ao banheiro ao longo da noite. Coloque o despertador para dali a quatro horas. Se por acaso ele já estiver feito xixi, na noite seguinte, antecipe a ida ao banheiro. Acorde-o delicadamente e faça-o perceber que está fazendo xixi no penico ou no vaso, com adaptador. Mais uma vez é bom lembrar que essa missão é mais fácil de ser cumprida nos dias quentes.

E um aviso de última hora: jamais force a barra. Há crianças que chegam a ficar 12 horas sem fazer xixi. Ela mesma está dando sinal de que não se sente preparada para deixar a fralda.

Nesse caso, suspenda tudo por 10 a 15 dias e tente novamente. È importante respeitar a natureza do seu(a) filho(a).

 

Sem fralda, passo a passo

O que fazer na hora de tirar a fraldinha?

Veja aqui um pequeno roteiro sobre o assunto. Lembre-se: isso varia de criança para criança.

 

1ª semana: Leve a criança ao banheiro a cada uma ou duas horas. Você vai descobrir o espaço entre um xixi e outro e terá condições de ajudar mais seu filho.

2ª semana: Comece com o esquema “sim/não”. Ou seja, leve-a ao banheiro agora e daqui a duas horas, que seria novamente o horário de lembrá-la do xixi, deixe que ela tome a iniciativa.

3ª semana: Deixe a decisão de ir ao banheiro mais por conta dela. Não a leve para fazer xixi, mas apenas pergunte se ela está com vontade. Faça isso três vezes ao dia, nos períodos da manhã, tarde e noite.

4ª semana: Não ofereça, nem pergunte. Deixe por conta da criança.

 

Toques Importantes

A partir de 1 ano e meio, desde que o filho entenda o que está acontecendo, você já pode tirar a fralda. Em geral, entre 2 e 3 anos, ele já não usa mais a fralda diurna.

Entre 3 e 4 anos, já deve abolir a noturna. A partir de 4 anos ele não deve mais usar fraldas, em nenhum horário. Caso ainda esteja acontecendo, converse com o pediatra, porque pode ser sinal de algum problema de saúde.

Mesmo sendo você que limpa a criança na hora de fazer xixi ou cocô, nunca deixe de lavar as mãozinhas dela para que adquira hábitos de higiene. É seguindo seu bom exemplo que ela vai ser sempre uma criança limpinha.

A criança dá algumas pistas para a mãe de que já está na hora de fazer a retirada da fralda: passa mais tempo sem molhar a fralda, avisa quando faz xixi ou cocô, pede para a mãe trocá-la e reclama que está suja.

Valorize o uso da calcinha ou da cuequinha. Compre modelos coloridos com seus personagens preferidos.

Não tire a fralda de uma criança se um irmãozinho estiver chegando. Ela vai ficar com ciúmes e querer a fralda de novo.

Pais se separando, ausência da mãe ou algum probleminha na escola podem gerar recaídas.

Tenha paciência!

Estaremos juntos no processo. Parceria faz a diferença!

Sugestões de leituras que auxiliarão no processo: 

MATRÍCULAS ABERTAS

• BERÇÁRIO
• EDUCAÇÃO INFANTL

SOBRE O CEIR

 

Opte por um Berçário e uma Escola infantil Humanista, que ensina Ética, Moral e Valores, no dia a dia, para a vida e para o mundo...

INFORMAÇÕES

Telefones:
(31) 3441-5142 | (31) 3494-3646

e-mail:
contato@ceir.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 7h às 18h

Endereço:
Rua Sebastião Nepomuceno, 17, Bairro Itapoã, Belo Horizonte - MG

INSCREVA-SE

COMO CHEGAR

COPYRIGHT © 2019. CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.