DESENVOLVIMENTO INFANTIL INTEGRAL: UM CONHECIMENTO A SE CONQUISTAR.

Os três primeiros anos de vida são os mais importantes para o desenvolvimento do ser humano, pois todas as vivências experimentadas nesse período terão influência e ficarão registradas em um lugar da sua memória.

A neurocientista Lisa Freund confirma a importância dos primeiros anos na vida de uma criança: “até os dois anos de idade, o cérebro atinge 80% do tamanho adulto. Mas ele nunca para de se desenvolver. Nos primeiros três anos de vida, o potencial é enorme e costuma ser pouco explorado. Essa é a fase crucial para estimular as áreas do lobo frontal associadas a linguagem, movimento, cognição social, autorregulação e solução de problemas. Os resultados vão se refletir por toda a vida.”

Os professores de Educação Infantil são protagonistas dessa sequência de mudanças que ocorrem.

É importante ressaltar a necessidade de a criança passar por todas as fases de seu desenvolvimento, pois isso só lhe trará benefícios.

Cada fase da criança não acontece separadamente e todas dependem de vários fatores para se completarem. O contexto geral fará toda a diferença no decorrer desse processo.

 

Desenvolvimento físico

A inteligência potencializa as ações humanas. É com base nela que alcançamos voos, o que torna possível realizações extraordinárias, nas mais diferentes áreas.

Simultaneamente ao desenvolvimento da inteligência, dá-se o desenvolvimento físico. Com o passar dos anos, a humanidade foi se adaptando e se desenvolvendo conforme  suas necessidades. Quatro fatores desempenham importante papel para a efetivação do processo de desenvolvimento físico: a hereditariedade, os hormônios, a nutrição e o ambiente.

 

Desenvolvimento cognitivo

Definição da palavra cognitivo: “relativo á cognição, ou ao conhecimento”. (Dicionário Aurélio).

Quando falamos de conhecimento, estamos nos referindo à prática de vida e a todas as experiências que essa prática concede, entre elas, a de desenvolver e usar a inteligência.

Inteligência é a “capacidade geral da mente, que envolve raciocínio, planejamento, solução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de ideias complexas e aprendizagem.” (A mente do bebê. Duette Editorial)

São três os pilares que fundamentam a inteligência: memória, linguagem e pensamento.

Os primeiros anos de vida de uma criança são essenciais para seu desenvolvimento.

Todas as impressões causadas por um estímulo externo, tais como: sorriso, olhar e irritação, refletem o funcionamento de cérebro e tudo o que as crianças aprendem é armazenado nele.

 

Imagem: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/Escola - Escola foto criado por freepik - br.freepik.com

 
 
 
 

MATRÍCULAS ABERTAS

• BERÇÁRIO
• EDUCAÇÃO INFANTL

SOBRE O CEIR

 

Opte por um Berçário e uma Escola infantil Humanista, que ensina Ética, Moral e Valores, no dia a dia, para a vida e para o mundo...

INFORMAÇÕES

Telefones:
(31) 3441-5142 | (31) 3494-3646

e-mail:
centroeducacionalizarizzotti@yahoo.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 7h às 18h

Endereço:
Rua Jornalista Waldir Lau, 421, Bairro Itapoã, Belo Horizonte - MG

INSCREVA-SE

COMO CHEGAR

COPYRIGHT © 2019. CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.