CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

                                                   

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 

BERÇÁRIO

 

Planejamento: palavra que, em linguagem lúdica, pertence à mesma família da palavra “abracadabra”, quando, de modo todo exibido demonstra ser capaz de transformar ensino em aprendizagem.

                                                                                                                                        Deyse Campos

   

  O EU, O OUTRO E O NÓS

 

  • Identificar suas preferências.
  • Compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas.
  • Aceitar dividir a atenção dos adultos.
  • Ouvir atentamente às pessoas.
  • Separar-se tranquilamente dos familiares.
  • Demonstrar curiosidade e interesse por elementos novos em seu cotidiano.
  • Vivenciar experiências novas.
  • Explorar novas formas de interagir com pessoas, objetos e o ambiente.
  • Separar-se tranquilamente dos familiares.
  • Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
  • Interagir com seus pares e adultos estabelecendo com eles relações de confiança.
  • Atender aos pedidos do professor.
  • Participar de experiências com um grupo de crianças.
  • Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
  • Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar materiais, objetos, brinquedos.
  • Escutar quem fala.
  • Demonstrar sentimento de pertencimento à família e à Escola.
  • Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
  • Manifestar suas emoções.
  • Expressar as próprias necessidades.

 

  CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

 

  • Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
  • Ampliar suas possibilidades de movimento (rolar, engatinhar, arrastar)
  • Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
  • Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
  • Explorar diferentes formas de expressão com o corpo.
  • Desenvolver a coordenação motora ampla executando mais de um movimento corporal ao mesmo tempo.
  • Descobrir o corpo e a realidade por meio dos sentidos.
  • Explorar alguns materiais, como bola, livros de pano/plástico.
  • Explorar diferentes movimentos ao som de uma música.
  • Perceber as partes do próprio corpo.
  • Fazer carinho nas outras crianças e adultos.

      

 TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

 

  • Vivenciar situações que envolvam música e movimento.
  • Experimentar a capacidade expressiva do corpo (sons, gestos e expressão).
  • Ouvir histórias conhecidas e experimentar movimentos ao som de músicas com ritmos variados.
  • Acompanhar, com atenção, uma apresentação de teatro infantil.
  • Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
  • Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
  • Usar o corpo e a voz para imitar e reproduzir sons.
  • Explorar sons produzidos pelos instrumentos musicais não convencionais.
  • Conhecer os sons do próprio corpo.
  • Conhecer os sons de seu entorno.

  

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • Atender quando é chamado por seu nome.
  • Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de histórias e a apresentação de músicas.
  • Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
  • Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, e outras formas de expressão.
  • Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, CD, tablete etc.)
  • Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos etc.)
  • Brincar com sons onomatopaicos.
  • Demonstrar interesse por livros.
  • Manusear livros folheando-os progressivamente.
  • Ampliar progressivamente a concentração nas atividades propostas.

 

 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

  • Explorar o ambiente pela ação e observação [e também pela experimentação], manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
  • Manipular materiais, diversos e variados para sentir as diferenças e semelhanças entre eles.
  • Manipular, experimentar e explorar e espaço por meio de experiências.
  • Explorar possibilidades para resolver situações-problema do cotidiano.
  • Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços etc.)
  • Adaptar-se a vários ambientes da instituição educativa (sala, pátio, parquinho, refeitório etc).

 

MATRÍCULAS ABERTAS

• BERÇÁRIO
• EDUCAÇÃO INFANTL

SOBRE O CEIR

 

Opte por um Berçário e uma Escola infantil Humanista, que ensina Ética, Moral e Valores, no dia a dia, para a vida e para o mundo...

INFORMAÇÕES

Telefones:
(31) 3441-5142 | (31) 3494-3646

e-mail:
contato@ceir.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 7h às 18h

Endereço:
Rua Sebastião Nepomuceno, 17, Bairro Itapoã, Belo Horizonte - MG

INSCREVA-SE

COMO CHEGAR

COPYRIGHT © 2019. CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.