CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

                                                                                                                                               

                                                    CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI

 

 CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 

MATERNAL 1 (GRUPO 1)

 

Planejamento: palavra que, em linguagem lúdica, pertence à mesma família da palavra “abracadabra”, quando, de modo todo exibido demonstra ser capaz de transformar ensino em aprendizagem.

                                                                                                                                        Deyse Campos

   

  O EU, O OUTRO E O NÓS

 

  • Perceber que suas ações tem efeitos nas outras crianças e nos adultos.
  • Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
  • Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar materiais, objetos, brinquedos.
  • Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando [...] palavras, gestos.
  • Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
  • Atender progressivamente a regras simples de convívio social.
  • Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
  • Interagir com seus pares e adultos estabelecendo com eles relações de confiança.
  • Atender aos pedidos do professor.
  • Participar de experiências com um grupo de crianças.
  • Realizar trocas de jogos, brinquedos e materiais.
  • Expressar as próprias necessidades.
  • Manifestar suas emoções.
  • Identificar alguns símbolos de nosso ambiente cultural.
  • Escutar quem fala.
  • Responder a perguntas simples.
  • Reconhecer e nomear alguns colegas e pessoas do convívio social.
  • Respeitar e cumprir regras de convívio social.
  • Demonstrar iniciativa para pedir ajuda.
  • Separar-se tranquilamente dos familiares.
  • Identificar seus pertences.
  • Prestar ajuda quando incentivado ou autonomamente.
  • Perceber a necessidade ou o choro de um colega.
  • Conhecer o próprio nome e atender quando chamado(a).
  • Reconhecer e nomear objetos utilizados no seu dia a dia.
  • Demonstrar segurança junto aos adultos de referência.
  • Reconhecer, identificar e nomear os componentes da família.
  • Demonstrar preferências por pessoas, objetos ou espaços que lhes são familiares.
  • Ampliar o convívio social relacionando-se com as pessoas presentes no contexto escolar.
  • Conhecer e utilizar algumas regras de convivência em grupo, como por exemplo: esperar a vez de falar, acompanhar o grupo ao sair da sala.
  • Perceber que suas atitudes impulsivas podem ser autocontroladas.

 

             CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

     

  • Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
  • Ampliar suas possibilidades de movimento (pular, saltar, rolar, correr, subir, descer, entre outras).
  • Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
  • Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
  • Explorar diferentes formas de expressão com o corpo.
  • Utilizar os movimentos de encaixe e lançamento, bem como realizar ações de rasgar e desenhar para ampliação de suas habilidades, manuais.
  • Descobrir o corpo e a realidade por meio dos sentidos.
  • Participar de jogos por meio do movimento.
  • Descobrir as primeiras regras nas brincadeiras em grupo.
  • Desenvolver a coordenação motora ampla executando mais de um movimento corporal ao mesmo tempo.
  • Explorar alguns materiais, como bola, arco e corda.
  • Perceber as partes do próprio corpo.
  • Fazer carinho nas outras crianças e adultos.
  • Demonstrar independência e autonomia durante a alimentação.
  • Identificar alguns alimentos de seu cotidiano.
  • Manusear livros, revistas e outros portadores de textos, com interesse.
  • Identificar e nomear partes do corpo: cabeça, braços, pernas, pés, mãos, olhos, boca, nariz e orelhas.
  • Participar de brincadeiras nas quais as crianças escolhem os objetos, os espaços e as personagens.
  • Prestar ajuda quando incentivado ou autonomamente.
  • Acompanhar corporalmente as canções desenvolvendo senso rítmico.

 

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

 

  • Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
  • Vivenciar situações que envolvam música, movimento e desenho.
  • Identificar elementos em obras de arte e em imagens diversas.
  • Experimentar a capacidade expressiva do corpo (sons, gestos e expressão).
  • Dramatizar cenas de histórias conhecidas e experimentar movimentos ao som de músicas com ritmos variados.
  • Acompanhar, com atenção, uma apresentação de teatro infantil.
  • Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
  • Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
  • Usar o corpo e a voz para imitar e reproduzir sons.
  • Cantar com o grupo.
  • Conhecer os sons do seu entorno e do próprio corpo.
  • Explorar sons produzidos pelos instrumentos musicais não convencionais.
  • Participar de situações, com a orientação do professor, que envolvam uma sequência musical, seguindo símbolos: bater as mãos, bater os pés, entre outros.
  • Desenvolver habilidades manuais, como: enfileirar, empilhar e encaixar cubos.
  • Contribuir com as produções coletivas.
  • Manusear diferentes suportes disponibilizados em diferentes planos, texturas e espaços.
  • Manusear massa de modelar explorando a percepção tátil e a criatividade.

  

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
  • Reproduzir parlendas e canções de memória.
  • Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor
  • Imitar as variações de entonação [...] realizadas pelos adultos ao cantar e ao narrar trechos de memória de histórias.
  • Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, [...] fala e outras formas de expressão.
  • Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (poemas, fábulas, contos etc.)
  • Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
  • Brincar com sons onomatopaicos.
  • Incorporar novas palavras ao seu vocabulário.
  • Atender às primeiras regras de conversação.
  • Reconhecer alguns elementos da narrativa com a ajuda do professor.
  • Responder à perguntas sobre textos narrativos.
  • Demonstrar interesse por livros.
  • Manusear livros folheando-os progressivamente e com cuidado.
  • Ampliar progressivamente a concentração nas atividades propostas.
  • Identificar demonstrações emocionais das pessoas: afeto, carinho, medo, alegria, raiva etc.
  • Demonstrar interesse pelas atividades propostas.
  • Reconhecer vozes comuns ao seu cotidiano.
  • Participar de diferentes maneiras em situações de diálogo.
  • Utilizar palavras de boas maneiras, em situações do cotidiano, como: respeitando as regras de convivência em grupo.
  • Compreender as orientações dadas coletivamente, nos momentos das rodas de conversa, hora da novidade e contações de histórias.
  • Construir diferentes cenários para as brincadeiras de faz-de-conta.

 

 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

  • Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura)
  • Explorar o ambiente pela ação, sentidos, observação e pela experimentação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
  • Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências.
  • Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
  • Explorar possibilidades para resolver situações-problema do cotidiano.
  • Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.)
  • Deslocar-se pela instituição educativa sabendo retornar à sua sala de referência.
  • Identificar os lugares da sala em que objetos pessoais e coletivos são colocados.
  • Utilizar e guardar seus pertences a partir da mediação do adulto.
  • Antecipar ações a partir de indícios: Ex: ao ver o professor com um livro, a criança se dirige ao cantinho da leitura.
  • Adaptar-se a vários ambientes da instituição educativa (sala, pátio, parquinho, refeitório etc.)
  • Realizar observações de objetos e seres vivos a partir de orientações dos adultos;
  • Aceitar o contato com elementos da natureza: água, terra, vento etc.
  • Aceitar mudar de atividade.
  • Colaborar com a organização dos espaços e usos dos materiais individuais e coletivos.
  • Compreender comandos simples do cotidiano escolar, como: guardar brinquedos, pegar determinados objetos, realizar uma atividade.
  • Utilizar a contagem oral em brincadeiras.
  • Desenvolver noções de orientação em relação à pessoas e objetos, deslocando-se no espaço.
  • Conhecer e explorar os espaços da sala de aula, deslocando-se gradativamente, com autonomia.
  • Manusear objetos variados, empilhando-os, encaixando-os, derrubando-os e repetindo as ações.
  • Reconhecer posições: dentro/fora, em cima/embaixo, frente/atrás.
  • Reconhecer conceitos básicos: grande/pequeno, cheio/vazio, muito/pouco, maior/menor.
  • Desenvolver habilidades manuais, como: encaixar, rasgar, pintar, modelar, pinçar, amassar.
  • Compreender as noções de: aberto/fechado, alto/baixo.
  • Interagir com o grupo nas brincadeiras que envolvem sensações e expressar sua percepção diante das diferentes texturas, degustações, cheiros e discriminação sonora.

 

 

 

MATRÍCULAS ABERTAS

• BERÇÁRIO
• EDUCAÇÃO INFANTL

SOBRE O CEIR

 

Opte por um Berçário e uma Escola infantil Humanista, que ensina Ética, Moral e Valores, no dia a dia, para a vida e para o mundo...

INFORMAÇÕES

Telefones:
(31) 3441-5142 | (31) 3494-3646

WhatsApp:
(31) 3441-5142

e-mail:
contato@ceir.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 7h às 18h

Endereço:
Rua Manoel Lopes Coelho, 30, Bairro Itapoã, Belo Horizonte - MG

INSCREVA-SE

COMO CHEGAR

COPYRIGHT © 2024. CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.