CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

                                                    CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI

 

 CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 

MATERNAL 3 (GRUPO 3)

 

Planejamento: palavra que, em linguagem lúdica, pertence à mesma família da palavra “abracadabra”, quando, de modo todo exibido demonstra ser capaz de transformar ensino em aprendizagem.

                                                                                                                                        Deyse Campos

     O EU, O OUTRO E O NÓS

 

  • Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos.
  • Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
  • Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar materiais, objetos, brinquedos.
  • Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando [...] palavras.
  • Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
  • Identificar as suas características físicas e as das pessoas com as quais convive.
  • Atender progressivamente à regras simples de convívio social.
  • Interagir com seus pares e adultos estabelecendo com eles relações de confiança.
  • Atender aos pedidos do professor.
  • Participar de experiências com um grupo de crianças.
  • Realizar trocas de jogos, brinquedos e materiais.
  • Identificar seus gostos, suas preferências e suas características pessoais.
  • Expressar as próprias necessidades.
  • Manifestar suas emoções.
  • Demonstrar sentimento de pertencimento à família e à Escola.
  • Identificar alguns símbolos do nosso ambiente cultural.
  • Perceber alguns aspectos do modo de vida da cultura na qual está inserida.
  • Escutar quem fala.
  • Responder à perguntas simples.
  • Reconhecer-se como integrante de um grupo.
  • Reconhecer e nomear alguns colegas e pessoas do convívio social.
  • Saber pedir e oferecer ajuda.
  • Aceitar dividir a atenção do adulto.
  • Separar-se tranquilamente dos familiares.
  • Esperar sua vez para ser atendido.
  • Reagir positivamente à frustração.
  • Identificar as relações de parentesco mais simples.
  • Identificar festas Culturais do Calendário.
  • Ampliar o convívio social, relacionando-se com pessoas presentes no seu contexto escolar interagindo com as mesmas.
  • Conhecer e utilizar regras de convivência em grupo, como por exemplo: esperar a vez de falar, acompanhar o grupo ao sair da sala.
  • Perceber o nome como característica própria que o identifica e o diferencia dos demais.
  • Utilizar palavras de boas maneiras em situações do cotidiano, como: desculpa, obrigado(a), com licença, por favor.
  • Valorizar os cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
  • Respeitar a produção própria e alheia.
  • Manusear tesoura e fazer dobraduras.

 

 CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

     

  • Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
  • Ampliar suas possibilidades de movimento (pular, saltar, rolar, correr, subir, descer, entre outras).
  • Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
  • Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
  • Discriminar as principais relações topológicas: em cima, embaixo, de um lado, de outro.
  • Explorar diferentes formas de expressão com o corpo.
  • Utilizar os movimentos de encaixe e lançamento, bem como realizar ações de rasgar e desenhar para ampliação de suas habilidades, manuais.
  • Descobrir o corpo e a realidade por meio dos sentidos.
  • Participar de jogos por meio do movimento.
  • Descobrir as primeiras regras nas brincadeiras em grupo.
  • Desenvolver a coordenação motora ampla executando mais de um movimento corporal ao mesmo tempo.
  • Explorar alguns materiais, como bola, arco e corda.
  • Identificar diferentes objetos utilizados na higiene, alimentação e repouso.
  • Identificar alguns alimentos de seu cotidiano.
  • Comer sem ajuda.
  • Utilizar o vaso sanitário, sem auxílio.
  • Reconhecer, identificar e nomear algumas partes do seu corpo: cabeça, braços, pernas, mãos, joelhos, olhos, boca, nariz e orelhas.
  • Interessar-se pelo entorno escolar e respeitar as diferenças.
  • Perceber algumas de suas características físicas, comparando-as com as do outro (amigos, familiares e conhecidos)
  • Observar e experimentar, por meio de diferentes sentidos, elementos do seu ambiente, verbalizando o que vê e sente.

 

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

 

  • Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
  • Vivenciar situações que envolvam música, movimento e desenho.
  • Contar sobre sua produção.
  • Conhecer e experimentar a composição de diferentes cores.
  • Identificar elementos em obras de arte e em imagens diversas.
  • Experimentar a capacidade expressiva do corpo (sons, gestos e expressão).
  • Dramatizar cenas de histórias conhecidas e experimentar movimentos ao som de músicas com ritmos variados.
  • Acompanhar, com atenção, uma apresentação de teatro infantil.
  • Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.
  • Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
  • Usar o corpo e a voz para imitar e reproduzir sons.
  • Cantar com o grupo.
  • Conhecer os sons do próprio corpo.
  • Descobrir as características de um som (forte e fraco, rápido e lento).
  • Explorar sons produzidos pelos instrumentos musicais não convencionais.
  • Participar de situações, com a orientação do professor, que envolvam uma sequência musical, seguindo símbolos: bater as mãos, bater os pés, entre outros.
  • Registrar informações por meio de diferentes recursos: desenhos, textos orais gravados, fotos, pinturas etc.
  • Desenvolver habilidades manuais, como: encaixar, rasgar, pintar, modelar, pinçar, amassar.
  • Identificar as cores primárias e as seguintes cores secundárias: verde, alaranjado e roxo.
  • Reconhecer as posições: dentro/fora, em cima/Embaixo, frente/atrás.
  • Ampliar as possibilidades de expressão, suando técnicas e materiais diversos, como: lixa, algodão, plástico bolha, papéis diversificados.
  • Utilizar os conceitos básicos de medidas: grande/ pequeno, cheio/vazio, muito/pouco, maior/menor.
  • Reconhecer e nomear as formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo.
  • Ampliar a representação gráfica do seu esquema corporal, por meio de músicas, jogos, brincadeiras, imitações, gestos e expressões.
  • Expressar ideias por meio de desenhos, garatujas (rabiscos), diferentes traçados (grandes e pequenos), utilizando  adequadamente os espaços para o registro.
  • Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.
  • Realizar atividades envolvendo sequência de cores e formas geométricas.
  • Participar de situações cotidianas nas quais se faça necessário o uso da escrita de textos feitos coletivamente (professora escriba)
  • Escrever o nome, em caixa alta.
  • Participar de atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático, no dia a dia escolar.
  • Identificar as cores neutras: branco, cinza e preto.

 

 ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • Reproduzir parlendas e canções de memória.
  • Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
  • Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor, diferenciando imagens de texto verbal.
  • Imitar as variações de entonação [...] realizadas pelos adultos ao cantar e ao narrar trechos de memória de histórias.
  • Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, [...] fala e outras formas de expressão.
  • Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablete etc.)
  • Participar de situações de escuta de textos em diferentes gêneros textuais (poemas, fábulas, contos, receitas, quadrinhos, anúncios etc.)
  • Conhecer e manipular diferentes instrumentos e suportes de escrita.
  • Discriminar partes de palavras em situações de brincadeiras da tradição oral.
  • Brincar com sons onomatopaicos.
  • Incorporar novas palavras ao seu vocabulário.
  • Brincar com as palavras em situações de cantigas, parlendas, quadrinhos e poemas.
  • Expressar verbalmente as próprias necessidades e sentimentos.
  • Atender às primeiras regras de conversação.
  • Reconhecer alguns elementos da narrativa com a ajuda do professor.
  • Recorrer a colegas e/ou adultos para mediar situações de conflitos.
  • Responder à perguntas sobre textos narrativos.
  • Recontar uma história explicitando o que acontece antes e depois.
  • Relatar vivência respeitando a sequência de antes e depois.
  • Demonstrar interesse por livros.
  • Manusear livros folheando-os progressivamente e com cuidado.
  • Diferenciar desenhos de escrita.
  • Distinguir letras de números.
  • Perceber que as letras do alfabeto têm nome.
  • Observar a direção da escrita utilizada pelo professor.
  • Fazer uso de garatujas nas situações de escrita espontânea.
  • Identificar a letra inicial de seu nome.
  • Brincar com os sons das palavras.
  • Reconhecer a importância da escrita do próprio nome para a identificação de pertences e produções.
  • Realizar pseudoleitura de textos que sabe de cor.
  • Reconhecer que é possível ler imagens e textos verbais.
  • Participar da leitura compartilhada de diferentes gêneros textuais.
  • Reagir positivamente à frustração.
  • Atribuir à leitura, feita pelo professor, de diferentes gêneros textuais: canção, poema, convite, haicai, trava-lingua, parlenda, quadrinha, conto, fábula, texto de divulgação científica, regras de jogo, receita.
  • Participar dando ideias para a produção coletiva de diferentes gêneros textuais.
  • Demonstrar curiosidades e interesse por elementos novos em seu cotidiano.
  • Discutir suas ideias com os colegas.
  • Priorizar o diálogo como forma de lidar com conflitos.
  • Negociar soluções para situações de impasse.
  • Expressar desejos, desagrados, necessidades sentimentos, emoções, preferências e vontades.
  • Expressar-se por meio de diferentes linguagens.
  • Identificar e nomear demonstrações emocionais das pessoas: afeto, carinho, medo, alegria, raiva etc.
  • Contribuir com as produções coletivas.
  • Compreender as orientações dadas coletivamente, nos momentos de rodas de conversa, hora da novidade e contação de histórias.
  • Buscar estratégias, como a dramatização e a imitação, para criar e recontar histórias conhecidas pelo grupo.
  • Reconhecer e nomear os objetos utilizados no seu dia a dia.
  • Formular perguntas e levantar hipóteses de respostas sobre os diversos temas propostos durante as aulas.
  • Expressar-se por meio da linguagem e de desenhos, os conhecimentos prévios a respeito de assuntos abordados em sala de aula.
  • Valorizar o diálogo como forma de lidar com conflitos.
  • Ampliar a capacidade de escuta, esperando, quando necessário, a sua vez para falar.

 

 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

  • Compartilhar o espaço, materiais, brinquedos e pessoas.
  • Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura) e a posição de um objeto no espaço.
  • Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar [...]) na interação com o mundo físico.
  • Observar as mudanças climáticas.
  • Explorar o ambiente pela ação e observação (e também pela experimentação), manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
  • Observar os elementos da natureza: calor/frio e chuva.
  • Participar de situações que envolvam o cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
  • Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências [...]
  • Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
  • Identificar seus pertences.
  • Utilizar e guardar os pertences da sala autonomamente.
  • Deslocar-se pela instituição educativa identificando seus diversos espaços.
  • Escolher brinquedos, objetos, colegas e espaços para brincar.
  • Organizar objetos, brinquedos, pertences sem ajuda de um adulto.
  • Identificar lugares da sala em que objetos pessoais e coletivos são colocados.
  • Realizar observações de objetos e seres vivos a partir da orientação dos adultos.
  • Explorar possibilidades para resolver situações-problema do cotidiano.
  • Diferenciar dia e noite.
  • Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.)
  • Perceber seu crescimento.
  • Perceber a presença de números em diferentes contextos de uso.
  • Recitar a sequência numérica em brincadeiras e jogos, mesmo não convencionalmente.
  • Participar de situações que envolvam o contato com os símbolos numéricos.
  • Identificar e registrar símbolos numéricos até 10 e relacioná-los à respectiva quantidade.
  • Participar de situações que envolvam o registro de quantidade, realizado pelo professor, fazendo comparações (poucos e muitos).
  • Comparar grandezas e medidas: grande/ pequeno/ médio, alto/baixo, aberto/fechado, todo/parte.
  • Demonstrar curiosidade quanto aos recursos tecnológicos.
  • Identificar algumas espécies da fauna e da flora brasileira.
  • Realizar alguns cuidados necessários à preservação do ambiente natural.
  • Identificar festas culturais do Calendário.
  • Aceitar o contato com elementos da natureza: água, terra, vento etc.
  • Colaborar com a organização dos espaços e uso dos materiais individuais e coletivos.
  • Participar na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
  • Participar de situações que envolvam classificação e sequenciação.
  • Agrupar elementos seguindo critérios solicitados.
  • Compreender atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do ambiente.
  • Utilizar adequadamente os termos para expressar sentimentos.
  • Participar de brincadeiras nas quais as crianças escolhem os parceiros, os objetos, os temas, os espaços e as personagens.
  • “Ler” rótulos e organizá-los por características.
  • Reconhecer as seguintes posições: dentro/fora, em cima/embaixo, frente/atrás, lado a lado.
  • Discriminar por meio do paladar os sabores: doce, salgado e azedo.
  • Reconhecer a importância das frutas para uma alimentação saudável.
  • Transformar lixo reciclável em brinquedos de forma simples e criativa.

 

 

MATRÍCULAS ABERTAS

• BERÇÁRIO
• EDUCAÇÃO INFANTL

SOBRE O CEIR

 

Opte por um Berçário e uma Escola infantil Humanista, que ensina Ética, Moral e Valores, no dia a dia, para a vida e para o mundo...

INFORMAÇÕES

Telefones:
(31) 3441-5142 | (31) 3494-3646

e-mail:
contato@ceir.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 7h às 18h

Endereço:
Rua Sebastião Nepomuceno, 17, Bairro Itapoã, Belo Horizonte - MG

INSCREVA-SE

COMO CHEGAR

COPYRIGHT © 2019. CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.