CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

                                                    CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI 

 

 CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 

1° PERÍODO (GRUPO 4)

 

Planejamento: palavra que, em linguagem lúdica, pertence à mesma família da palavra “abracadabra”, quando, de modo todo exibido demonstra ser capaz de transformar ensino em aprendizagem.

                                                                                                                                        Deyse Campos

    O EU, O OUTRO E O NÓS

  • Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
  • Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
  • Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
  • Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.
  • Adotar práticas de cuidado com o corpo voltadas à saúde e ao bem-estar.
  • Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
  • Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
  • Participar das decisões conjuntas, visando ao melhor convívio social.
  • Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
  • Compreender e seguir os comandos do professor.
  • Compartilhar experiências com os colegas.
  • Usar de modo adequado jogos e materiais.
  • Manifestar sua identidade.
  • Comunicar verbalmente as próprias necessidades.
  • Reconhecer e expressar emoções e sentimentos.
  • Aprender a estar bem com os outros por meio de comportamentos adequados.
  • Perceber que faz parte de um grupo da Escola e de um grupo familiar.
  • Conhecer alguns símbolos e tradições do nosso ambiente cultural.
  • Conhecer alguns modos de vida de culturas diferentes da sua.
  • Prestar atenção nas pessoas que estão falando.
  • Conversar manifestando seu próprio ponto de vista.
  • Vivenciar experiências novas.
  • Interagir com ideias e opiniões dos outros.
  • Negociar soluções para situações utilizando-se de variadas estratégias e recursos.
  • Identificar aspectos singulares de si mesmo e das pessoas com as quais convive no cotidiano, respeitando-as.
  • Identificar as relações de parentesco mais simples.
  • Trabalhar a pontualidade e a assiduidade.
  • Apropriar-se dos combinados estabelecidos pelo grupo, contribuindo para a harmonia das relações.
  • Respeitar as ideias e os pontos de vistas dos outros, em atividades de produção coletiva.
  • Demonstrar iniciativa para desenvolver as atividades propostas na rotina escolar diária.
  • Trabalhar os hábitos de: cumprimentar, despedir, agradecer, pedir licença.
  • Conhecer algumas regras de convivência como: partilha, organização e respeito.
  • Valorizar os cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
  • Adotar atitude positiva frente a desafios.
  • Participar de tarefas que tenham em vista uma produção coletiva.
  • Registrar a percepção de mundo por meio de diversas linguagens: oralidade, escrita, pintura, modelagem, recorte e desenho.
  • Reconhecer as letras do alfabeto em textos e/ou palavras escritas.
  • Compreender a função e significado de imagens, folders, placas, cartazes, sinalizador e informativos, a fim de refletir sobre as ações cotidianas no trânsito.
  • Participar da construção coletiva da listagem de palavras significativas para o grupo.

 

CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

  • Apropriar-se de gestos e movimentos da sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
  • Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, danças), combinando movimentos e seguindo orientações.
  • Explorar suas possibilidades corporais nas situações de brincadeiras e nas atividades cotidianas.
  • Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
  • Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc, ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
  • Expressar corporalmente sentimentos, sensações, emoções nas situações cotidianas e em brincadeiras.
  • Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, recortar, folhear, entre outros.
  • Usar os sentidos para conhecer o próprio corpo e o meio em que vive.
  • Identificar alimentos importantes para seu crescimento.
  • Experimentar a potencialidade do corpo em situações de jogos corporais.
  • Respeitar as regras nos jogos organizados.
  • Usar com desenvoltura os movimentos corporais, articulando mais de um movimento.
  • Conhecer e ampliar as possibilidades de uso de diferentes tipos de material.
  • Movimentar-se seguindo uma simples coreografia.
  • Conhecer globalmente o próprio corpo.
  • Representar graficamente de forma detalhada a figura humana.
  • Realizar pequenas ações cotidianas ao seu alcance para adquirir independência (deslocar-se, beber água, pegar e guardar objetos etc).
  • Vestir-se e despir-se sem ajuda.

 

 TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

  • Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
  • Representar graficamente algo vivenciado.
  • Explorar diferentes formas de expressão por meio do desenho, da música, do movimento corporal e do teatro.
  • Relatar como fez suas produções gráficas atribuindo sentido a elas.
  • Manifestar apreciação por obras de arte e imagens diversas e exprimir simples juízos estéticos.
  • Conhecer a capacidade expressiva do corpo (dramatização mímica, gestualidade e movimento).
  • Explorar suas possibilidades de movimentos em danças e em encenações.
  • Assistir a espetáculos teatrais, filmes e documentários.
  • Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
  • Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, cantigas, canções, músicas e melodias.
  • Usar o corpo e a voz para reproduzir e inventar sons e ruídos.
  • Cantar em grupo.
  • Descobrir e utilizar os sons do próprio corpo.
  • Escutar e identificar sons e ruídos de uma paisagem sonora.
  • Experimentar as características de um som (forte, fraco, longo, curto, rápido e lento).
  • Experimentar instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • Participar de situações que envolvam uma sequência musical seguindo símbolos: bater as mãos, bater os pés, entre outros.
  • Interpretar registros como desenhos, fotografias, maquetes.
  • Identificar, nomear e traçar as letras do alfabeto.
  • Identificar e traçar o seu nome próprio.
  • Contribuir com as atividades coletivas, buscando qualidade da produção.
  • Demonstrar respeito e comprometimento pela própria produção, bem como pela do colega.
  • Reconhecer as letras do seu nome em textos e/ou palavras escritos pela professora.
  • Ampliar a representação gráfica, utilizando o espaço destinado ao desenho, de maneira organizada e acrescentando mais detalhes.
  • Fazer leitura hipotética de palavras, tendo como referência a imagem de algo que a represente e/ou a letra inicial.
  • Conhecer as letras do alfabeto e estabelecer relações entre as letras e palavras escritas com elas.

 

 ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
  • Identificar e criar diferentes sons, reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
  • Memorizar, repetir, contar e recitar parlendas, quadrinhas, canções, trava-línguas, poemas e histórias.
  • Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
  • Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
  • Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
  • Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
  • Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.
  • Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.)
  • Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
  • Brincar com a pronúncia das palavras em parlendas, poemas, trava-línguas etc.
  • Brincar e criar sons onomatopaicos.
  • Ampliar o vocabulário, aplicando-o em diferentes situações comunicativas.
  • Brincar com as palavras em situações orais reconhecendo que podem apresentar significados distintos.
  • Expressar as próprias necessidades fazendo-se entender.
  • Conversar respeitando sua vez de falar.
  • Escutar o adulto que fala, conta e lê.
  • Compreender o significado global de uma narrativa.
  • Reproduzir verbalmente textos ouvidos com o auxílio de perguntas simples.
  • Relatar vivências e histórias pessoais respeitando a sequência de começo, meio e fim.
  • Demonstrar interesse por livros buscando por eles espontaneamente.
  • Manusear livros e revistas adotando progressivamente procedimentos de leitor (observar a capa, marcar a página em que parou, folhear com cuidado etc.)
  • Compreender que, para escrever, são necessárias as letras do alfabeto.
  • Usar letras, mesmo de forma não convencional, na escrita espontânea.
  • Conhecer todas as letras do alfabeto.
  • Escrever, mesmo não convencionalmente, considerando a direção da escrita (da esquerda para a direita e de cima para baixo).
  • Utilizar as letras do alfabeto considerando a invariância de suas formas.
  • Identificar a letra inicial do nome dos colegas.
  • Reconhecer o som inicial das palavras.
  • Escrever de forma autônoma o próprio nome.
  • Reconhecer que os textos são compostos de partes menores (as palavras).
  • Realizar pseudoleitura ajustando progressivamente o texto para o professor, perceber que existe uma correlação, entre a língua falada e a língua escrita.
  • Demonstrar interesse por diferentes gêneros textuais: canção, poemas, convite, bilhete, correspondência eletrônica, haicais, trava-língua, parlenda, quadrinha, conto, fábula, lendas, história em quadrinhos, tira, texto de divulgação científica, regras de jogo, receita.
  • Participar de forma cooperativa na produção coletiva de diferentes gêneros textuais.
  • Utilizar-se dos jogos simbólicos (o faz-de-conta durante as brincadeiras).
  • Valorizar o diálogo como forma de lidar com os conflitos.
  • Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
  • Compreender orientações dadas coletivamente.

 

 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

  • Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
  • Observar, relatar [...] incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.)
  • Buscar informações em diferentes fontes sobre a natureza e seus fenômenos.
  • Conhecer hábitos, características físicas e ambiente natural de diferentes animais.
  • Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.
  • Identificar relações espaciais (dentro/ fora, em cima/embaixo, acima/abaixo, entre/ do lado) e temporais (antes, durante e depois).
  • Representar o espaço por meio de desenho, maquetes, escrita espontânea.
  • Identificar algumas formas geométricas: círculo, quadrado, triângulo e retângulo.
  • Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, [massa], cor, forma etc.)
  • Utilizar recursos da rotina para acompanhar o passar do tempo.
  • Circular pelos espaços de seu cotidiano de forma autônoma.
  • Demonstrar interesse em cuidar de plantas ou animais.
  • Aceitar participar de atividades em que não tenha sido bem sucedido anteriormente.
  • Levantar hipóteses para resolver situações-problemas do cotidiano.
  • Conhecer os diferentes momentos de um dia: manhã, tarde e noite.
  • Utilizar conceitos básicos de tempo (agora/ antes, durante/depois, ontem/hoje/ amanhã, lento/ rápido, depressa/ devagar).
  • Relatar fatos importantes sobre seu crescimento.
  • Fazer uso dos números em diferentes situações do cotidiano.
  • Contar* [...] objetos, pessoas, livros etc, em contextos diversos. *Até 20 elementos com precisão.
  • Reconhecer os símbolos numéricos em diferentes portadores (calendário, quadro numérico, gráficos).
  • Identificar e ler números até 20.
  • Compreender e registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (boneca, bolas, livros etc.)
  • Ler e participar da construção de gráficos.
  • Relacionar grandezas: grande/ pequeno, alto/baixo, curto/comprido, cheio/ vazio, pesado/ leve.
  • Conhecer alguns recursos tecnológicos.
  • Aceitar ser o centro das atenções.
  • Identificar problemas ambientais na sua comunidade.
  • Participar de atividades que envolvam processos de confecção de objetos.
  • Adotar espontânea e cotidianamente, atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do ambiente.
  • Participar na preparação de eventos culturais: teatros, mostras, saraus, exposições, festas etc.
  • Expressar sentimentos e nomeá-los.
  • Acompanhar a leitura de textos informativos relacionados ao tema que está sendo abordado.
  • Associar letras às palavras de igual inicial, tendo uma imagem como referência.
  • Perceber as diferentes características dos objetos e animais, classificando-os mediante critérios: forma, cor, textura, tamanho.
  • Realizar atividades adotando critérios de: classificação e sequenciação.
  • Registrar números, até 20, relacionando-os à sua quantidade.
  • Agrupar elementos seguindo os critérios solicitados.
  • Responsabilizar-se por guardar e cuidar dos seus pertences pessoais.
  • Valorizar os cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
  • Estabelecer relações entre o que já conhece e os conhecimentos adquiridos.
  • Reconhecer a importância e utilização da moeda, para o comércio de produtos, em feiras e mercados.
  • Identificar um número em uma série.
  • Conhecer diferentes culturas regionais.

 

 

MATRÍCULAS ABERTAS

• BERÇÁRIO
• EDUCAÇÃO INFANTL

SOBRE O CEIR

 

Opte por um Berçário e uma Escola infantil Humanista, que ensina Ética, Moral e Valores, no dia a dia, para a vida e para o mundo...

INFORMAÇÕES

Telefones:
(31) 3441-5142 | (31) 3494-3646

WhatsApp:
(31) 3441-5142

e-mail:
contato@ceir.com.br

Horário de funcionamento:
Segunda à sexta: 7h às 18h

Endereço:
Rua Manoel Lopes Coelho, 30, Bairro Itapoã, Belo Horizonte - MG

INSCREVA-SE

COMO CHEGAR

COPYRIGHT © 2024. CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.