CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

                                                    CENTRO EDUCACIONAL IZA RIZZOTTI 

 

 CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

 

2° PERÍODO (GRUPO 5)

 

Planejamento: palavra que, em linguagem lúdica, pertence à mesma família da palavra “abracadabra”, quando, de modo todo exibido demonstra ser capaz de transformar ensino em aprendizagem.

                                                                                                                                        Deyse Campos

   O EU, O OUTRO E O NÓS

  • Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
  • Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
  • Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • Comunicar suas ideias e sentimentos à pessoas e grupos diversos.
  • Adotar e valorizar atitudes relacionadas ao cuidado consigo mesmo e com a saúde.
  • Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
  • Compreender a necessidade das regras nas brincadeiras e nas demais situações de interação.
  • Respeitar as decisões conjuntas, comprometendo-se com elas.
  • Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
  • Conviver harmoniosamente no ambiente escolar.
  • Colaborar para a realização das atividades em grupo.
  • Compartilhar de modo adequado jogos e materiais com os colegas.
  • Reconhecer e valorizar aspectos de sua identidade.
  • Relatar o próprio pensamento e as próprias experiências.
  • Nomear suas emoções e progressivamente saber lidar com elas em diferentes situações.
  • Manifestar atitudes de amizade e solidariedade.
  • Reconhecer que pertence a uma família, a um grupo, a uma Escola e uma comunidade.
  • Conhecer e respeitar as regras de conversação.
  • Comunicar o seu ponto de vista e aceitar o dos outros.
  • Reagir positivamente à frustração.
  • Esperar sua vez de falar.
  • Aceitar ser o centro das atenções.
  • Ter atitudes de respeito às características e qualidades das outras pessoas, sem adotar atitudes de discriminação.
  • Perceber-se como membro participante da instituição educativa, da comunidade e da sociedade.
  • Demonstrar persistência.
  • Aceitar mudar de atividade.
  • Aceitar participar de atividades em que não tenha sido bem sucedido anteriormente.
  • Identificar hábitos e papéis sociais.
  • Realizar com autonomia e qualidade as tarefas diárias propostas para a sala de aula, como tarefas de casa, de produções coletivas.
  • Valorizar os cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
  • Demonstrar ter iniciativa na resolução de problemas do cotidiano, solicitando ajuda de um adulto, somente quando necessário.
  • Respeitar e utilizar algumas regras de convivência em grupo, como: saber dividir, respeito ao grupo.
  • Valorizar a assiduidade e pontualidade.
  • Participar de brincadeiras nas quais escolherá os parceiros, objetos, temas, espaços e as personagens.

 

 CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS

  • Movimentar-se de forma adequada nas situações de interação e em brincadeiras.
  • Criar movimentos, gestos, olhares, mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
  • Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
  • Adotar hábitos de autocuidado relacionados à higiene, alimentação, confronto e aparência.
  • Fazer uso das noções topológicas em suas brincadeiras e em outras situações do cotidiano.
  • Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro e música.
  • Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
  • Consolidar a capacidade de discriminação sensorial e perceptiva.
  • Reconhecer os alimentos importantes para o crescimento e para a saúde.
  • Jogar individualmente ou em grupo, de modo livre e guiado.
  • Respeitar as regras nos jogos organizados e livres.
  • Consolidar a coordenação motora ampla fazendo uso de mais de um movimento ao realizar diferentes ações.
  • Utilizar materiais diversos de maneira criativa e adequada.
  • Movimentar-se coordenando os próprios movimentos aos do grupo.
  • Conhecer de modo analítico o próprio corpo.
  • Representar graficamente a figura humana com algumas noções de proporção.
  • Praticar cotidianamente hábitos básicos de higiene, saúde e bem estar.
  • Contribuir espontaneamente com a organização e limpeza do ambiente.
  • Planejar e controlar a própria ação para resolver tarefas simples ou problemas do cotidiano.
  • Vestir-se e despir-se sem ajuda.
  • Calçar e amarrar cadarços com autonomia.
  • Utilizar adequadamente habilidades, como: dobrar, pintar, recortar, destacar.

 

 TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS

  • Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • Utilizar várias técnicas gráfico-pictóricas e manipulativas para expressar-se e comunicar-se.
  • Conhecer formas variadas de linguagem- teatro, música, dança, circo, recitação de poemas e outras manifestações artísticas – para ampliar suas possibilidades expressivas.
  • Compartilhar suas produções gráficas com os outros e apreciar as dos colegas.
  • Fazer uso intencional das cores.
  • Ler obras de arte e imagens diversas atribuindo sentido e identificando os elementos que as caracterizam (forma, cor, personagens e técnicas).
  • Expressar diferentes emoções utilizando a linguagem do corpo (gestos, mímica, facial, dramatização e dança).
  • Ampliar as possibilidades expressivas do seu corpo em dramatizações e danças.
  • Prestar atenção, respeitando o tempo do espetáculo proposto (teatral, musical e leitura animada.)
  • Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais.
  • Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
  • Utilizar a voz para reproduzir sons e simples canções coletivas (acompanhar o grupo, não gritar e respeitar as pausas).
  • Cantar em grupo ou sozinho.
  • Utilizar conscientemente os sons do próprio corpo para produzir sequências rítmicas.
  • Escutar e atribuir sentido aos sons e aos ruídos de uma paisagem sonora.
  • Discriminar as características de um som percebido e sua fonte sonora por meio de símbolos diversos (forte, fraco, alto, baixo, longo, curto, rápido, devagar).
  • Registrar informações por meio de diferentes recursos: desenhos, textos orais gravados, fotos, pinturas etc.
  • Identificar fontes de informações como livros, enciclopédias, revistas, jornais, sites, etc.
  • Utilizar com ajuda dos professores e educadores, diferentes fontes para coleta de informação.
  • Reconhecer e registrar o seu nome e sobrenome, sem referencial.
  • Diferenciar letras de números.
  • Participar da construção coletiva da listagem de palavras significativas para o grupo.
  • Escutar e compreender textos lidos pela professora.
  • Reconhecer as letras do alfabeto, relacionando-as aos respectivos valores sonoros.
  • Fazer cópias de listas e de textos significativos.
  • Ler e registrar números até 30.
  • Reconhecer todas as letras do alfabeto de maneira ordenada e desordenada.
  • Relacionar as letras do alfabeto aos seus valores sonoros convencionais.
  • Ordenar letras e formar palavras.
  • Ordenar frases para formar textos.
  • Ler e escrever palavras.
  • Completar palavras da visualização de outro texto completo.
  • Encontrar palavras em caça palavras.
  • Reconhecer algumas espécies da flora e fauna mundial.
  • Interpretar registros como: desenhos, fotografias e maquetes.

  

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO

  • Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea) de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, alterações e ritmos.
  • Reconhecer, repetir, contar e registrar parlendas, quadrinhas, canções, trava-línguas, poemas e histórias.
  • Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
  • Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, as personagens, a estrutura da história.
  • Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
  • Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
  • Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
  • Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.)
  • Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
  • Identificar oralmente rimas e estabelecer associações em textos poéticos e da tradição oral.
  • Brincar, criar e registrar sons onomatopaicos.
  • Enriquecer seu próprio vocabulário, utilizando novos termos aprendidos em diferentes contextos.
  • Brincar com as palavras para encontrar analogias entre seus significados (manga de camisa e manga fruta, por exemplo).
  • Expressar as próprias necessidades de modo coerente e compreensível.
  • Dialogar com os colegas e com o adulto, respeitando a vez de falar de cada um.
  • Escutar o adulto que fala, conta e lê por um tempo prolongado.
  • Exercitar e esperar a vez para falar, sem necessidade de intervenção dos professores e educadores.
  • Reconhecer a sequência da narrativa.
  • Expor episódios ouvidos e vistos, respeitando a sucessão lógica temporal dos eventos.
  • Relatar vivências e contar histórias conhecidas ou inéditas, preservando a sequência dos fatos e apresentando detalhes.
  • Demonstrar interesse por diferentes livros e textos multimodais.
  • Manusear livros e revistas com autonomia.
  • Perceber, mesmo de forma não convencional, outros sinais gráficos que compõem o sistema de escrita (acentuação e pontuação, por exemplo).
  • Ao realizar escrita espontânea, grafar convencionalmente as letras.
  • Relacionar as letras do alfabeto aos correspondentes sons.
  • Escrever considerando a direção da escrita (da esquerda para a direita e de cima para baixo).
  • Formular hipóteses estabelecendo correspondência entre o oral e o escrito.
  • Reconhecer o nome dos colegas.
  • Pronunciar as sílabas orais de uma palavra.
  • Adotar como fonte de pesquisa o nome dos colegas na escrita de palavras.
  • Escrever o nome dos colegas, respeitando a ordem das letras.
  • Reconhecer que as palavras são compostas de partes menores- as sílabas, na oralidade.
  • Realizar leitura não convencional com apoio de memória e de indícios (letra inicial, letra final, palavra inicial e palavra final).
  • Realizar pseudoleitura de textos verbais ajustando progressivamente o texto oralizado ao escrito.
  • Realizar escrita espontânea considerando a correlação suportes, formatos, tipos de letra e outros indícios.
  • Compreender a intencionalidade de diferentes gêneros textuais: canção, poema, convite, bilhete, correspondência eletrônica, mensagem instantânea, haicais, limerique, trava-língua, parlenda, quadrinha, adivinha, piada, conto, fábula, lenda, história em quadrinhos, cartoon, tira, texto de divulgação científica, regras de jogo, receita.
  • Ditar o conteúdo de diferentes gêneros textuais para o professor.
  • Identificar algumas das características principais dos gêneros textuais abordados: canção, poema, convite, bilhete, correspondência eletrônica, mensagem instantânea, haicais, limerique, trava-língua, parlenda, quadrinha, adivinha, piada, conto, fábula, lendas, histórias em quadrinhos, cartoon, tira, texto de divulgação científica, regras de jogo, receita.
  • Adaptar-se a novas situações utilizando-se de variadas estratégias e recursos.
  • Analisar diferentes perspectivas de um mesmo fato.
  • Prever possíveis resultados para uma ação.
  • Formular análises, sínteses e generalizações (hipóteses).
  • Formular perguntas dentro de um determinado tema. 
  • Estabelecer relações simples na comparação de dados.
  • Formular coletiva e/ou individualmente hipóteses ou conclusões sobre um tema.
  • Estabelecer relações comparações e identificar causas/efeitos de situações cotidianas.
  • Reproduzir cantigas, brincadeiras, textos orais conhecidos por seu grupo familiar e de outros grupos.
  • Saber nomear as sensações provocadas pela exploração de diferentes matérias.
  • Valorizar e incorporar o diálogo como forma de lidar com os conflitos.
  • Demonstrar interesse em participar de atividades que envolvam a confecção de objetos.
  • Manifestar curiosidade sobre o meio físico a fim de desenvolver o pensamento científico.
  • Demonstrar curiosidade sobre o assunto estudado, fazendo questionamentos e compartilhando experiências.
  • Perceber a importância de respeitar as leis de trânsito para a segurança de todos, bem como os combinados para transitar adequadamente pelos espaços escolares.
  • Reconhecer a importância de ações diárias para a preservação da natureza e do meio ambiente.
  • Participar de atividades que envolvam histórias e jogos referentes às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

 

 ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

  • Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
  • Observar e descrever [e registrar] mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
  • Observar e descrever fenômenos atmosféricos.
  • Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
  • Distinguir os vários tipos de seres vivos: animais e plantas.
  • Conhecer e registrar informações sobre o ambiente, o habitat e curiosidades de diferentes seres vivos.
  • Ampliar as situações de cuidado com animais e plantas de seu entorno, desenvolvendo ações de preservação do ambiente, locais e globais.
  • Descrever diferentes trajetos fazendo uso de múltiplas linguagens em diferentes suportes.
  • Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
  • Identificar algumas propriedades de determinadas formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo e retângulo).
  • Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
  • Participar de atividades que envolvam processos de confecção de objetos.
  • Reconhecer algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.
  • Adotar espontânea e cotidianamente, atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do ambiente.
  • Participar na preparação de eventos culturais: teatros, mostras, saraus, exposições, festas etc.
  • Analisar diversas situações-problema levantando hipóteses, organizando dados e testando possibilidades de solução.
  • Relatar experiências pessoais, usando noções de tempo.
  • Reconhecer, verbalizar e ordenar a sucessão temporal de ações diárias fazendo uso do calendário como instrumento de medida de tempo.
  • Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
  • Conhecer a função social dos números.
  • Contar com precisão até 30 elementos.
  • Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
  • Identificar e ler números até 30.
  • Registrar por meio de símbolo numérico diferentes quantidades até 30, tendo como fonte de apoio os portadores numéricos.
  • Expressar medidas (peso, altura etc.) construindo e analisando gráficos básicos.
  • Registrar a comparação de grandezas por meio de desenhos.
  • Explorar situações que envolvam formas simétricas.
  • Conhecer e usar recursos tecnológicos.
  • Utilizar expressões e vocabulário temporal: ontem/amanhã, dia/semana/mês, com progressiva adequação.
  • Identificar o relógio como instrumento de marcação do tempo.
  • Nomear locais da comunidade em que vive (igreja, praças, instituição educativa, comércio etc.)
  • Identificar percursos, deslocamentos, trajetos, destinos.
  • Identificar situações de risco no ambiente mais próximo.
  • Identificar dia/noite, manhã/tarde, ontem/hoje/amanhã.
  • Identificar diferentes profissões, estabelecimentos comerciais ou culturais e suas funções.
  • Comparar objetos estabelecendo relações entre eles, utilizando vocabulário adequado (pequeno/grande, maior/menor).
  • Utilizar raciocínio lógico-matemático para resolver situações-problema não convencionais (jogos e brincadeiras).
  • Utilizar corretamente as noções de: dentro/fora, todo/parte, à frente/atrás, acima/abaixo.
  • Realizar estimativas em contextos de jogos e brincadeiras.
  • Explorar instrumentos de medida.
  • Perceber uma unidade padrão de medida por meio dos instrumentos, como: régua, metro e trena.
  • Participar das aulas de Cozinha Experimental durante o preparo de receitas.
  • Experimentar e apreciar os alimentos preparados pela turma nas aulas de Cozinha Experimental.
  • Explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas desenvolvendo a noção de medida: comprimento e peso, introduzindo utilização de unidades convencionais e não convencionais.

 

 

 

 

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